top of page

De festa a 

gente entende

Chegou o momento de festejar o aniversário do seu filho. Para tudo sair impecável, preparamos algumas dicas para você:

 

Lembre-se de considerar os responsáveis pelas crianças ao fazer a lista de convidados.

Uma criança pequena não vai desacompanhada, então o melhor a fazer é calcular pelo menos mais uma pessoa para cada convidado com menos de 7 anos. Ao convidar a mãe do aniversariante pergunte quem irá acompanhar a criança, pode acontecer de algumas mães mandarem a babá antes e chegarem mais tarde, em geral depois do trabalho. 

 

Só convide quem não tem filho se existir uma grande intimidade entre os pais e o convidado.

Festa de criança não costuma ser o programa preferido de adultos, por isso o ideal é apenas convidar pessoas que não tem filhos se elas forem muito próximas. Costuma ser o caso da madrinha e do padrinho do aniversariante ou de amigos mais próximos da família.

 

Considere as idades dos convidados

É fundamental levar em conta o tipo de recreação prevista para a festa. Crianças maiores já não ficam com a babá, mas exigem vigilância e entretenimento de acordo com sua faixa etária.

 

Entregue um convite por escrito

Não basta convidar apenas por telefonema, até para que não haja enganos sobre endereço, data e horários. 

 

Entregue os convites com pelo uma semana de antecedência 

Normalmente uma semana é o bastante, mas se a festa ocorrer próximo a um feriado, ou data comemorativa, o ideal é avisar os pais com uma antecedência de 15 a 20 dias, para que todos tenham tempo de se programar e não deixem de ir ao aniversário do seu filho.

 

Ao escolher o cardápio da festa tente agradar tanto crianças como adultos

Criança gosta de sanduíches, salgadinhos assados, pão de queijo, mini-hambúrgueres, pipoca e refrigerantes. Brigadeiro é o doce preferido, bem como balas e minichocolates. Aos adultos, podem ser servidos canapés e sanduíches mais sofisticados. Para beber, o mais comum é oferecer cerveja, mas uísque e champanhe também são boas escolhas.

 

É simpático ligar para comentar e agradecer os presentes recebidos

Como em muitas festas de criança os presentes só são abertos depois que todos se vão, o que evita tumulto entre os convidados mirins. Nos buffet, uma recepcionista anota o nome do convidado no pacote para que os pais do aniversariante possam saber quem deu o quê. Nos dias seguintes pode ser uma atitude simpática, mas não obrigatória, fazer uma ligação para agradecer o presente. 

 

Marque um horário para a festa terminar e avise aos pais 

Não é deselegante marcar uma hora para a festa terminar. Marcar um limite de horário ajuda muito na programação dos pais. 

 

O presente deve agradar à criança, não à mãe 

Para crianças de 1 ano, tanto faz, pois elas ainda não entendem bem o que está acontecendo. Já as maiores costumam não esconder a decepção quando abrem um pacote com roupa. 

 

Não se esqueça das lembrancinhas 

A lembrancinha não é obrigatória, mas foi institucionalizada nos últimos anos. Os pequenos convidados sempre esperam por ela no final da festa. Pode ser desde balas, pirulitos e bombons até brinquedinhos ou material escolar, como lápis de cor, massinhas de modelar, livrinhos de colorir. O importante é usar a criatividade e evitar peças pequenas demais, perigosas para crianças menores de 3 anos.

bottom of page